Repositório Git oficial está disponível para ajudar no Desenvolvimento do Core do WP

Andrew Nancin divulgou na última semana no Make que o WordPress.org manterá um mirror oficial de desenvolvimento em Git. Serão repositórios só leitura correspondentes aos repositórios SVN. Para fazer seu clone use o comando:

git clone git://develop.git.wordpress.org/

O formato não é extremamente fácil para contribuir, assim com seria via GitHub, mas o próprio Andrew cita no post um tutorial da Scribu.net “Contribuindo para o WordPress usando Git” (em inglês). Também foram lançados repositórios correspondentes do BBPress, do BuddyPress e outros.

Essa decisão não significa uma tendência do projeto WordPress de deslocar o controle de seu desenvolvimento para o Git e abandonar o SVN, na verdade a idéia é de manter as duas formas de contribuir para sempre. O objetivo da fundação é aumentar a abrangência do voluntariado que está disposto à ajudar no Core.

A próxima pretensão dos desenvolvedores é o lançamento de repositórios correspondentes de Temas e Plugins, mas serão precisos mais investimentos e mais equipes para tal. Essa semana o repositório ainda estará como Beta, provavelmente com alguns bugs, mas a tendência é de que isso se estabilize rapidamente.

A notícia saiu no mesmo dia do post do Andrew no WpTavern, para quem não conhece, um dos mais importantes blogs que acompanham o desenvolvimento do WP ao redor do mundo, a casa do podcast WordPress Weekly. Por trás dele estão, a Audrey Capital e o próprio Matt Mullenweg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *