Trabalhando com a REST API V2 do WordPress usando Ionic e AngularJS — Parte 1: Preparando o terreno

WordPress era uma plataforma só para blogs — Mas hoje isso já não é assim: Desde 2010, quando foi apresentado os tipos de posts e taxonomias personalizadas, a equipe por trás do WordPress luta para transforma-lo numa grande plataforma com diversos usos, ficando quase que um framework especifico para gerenciamento de conteúdo. A ultima novidade e que desde 2014 está sendo muito falada na comunidade é a REST API, essa API possibilita diversos usos, mas aqui falarei sobre o principal: Com ela podemos construir aplicativos moveis para consumir o conteúdo gerado pelo WordPress. Incrível, não?!

Nesse tutorial, vou dividi-lo em mais de uma parte, porque ele será grande e ficaria impossível e enrolado explicar tudo num post só. Então vou dividir em vários.

Nessa primeira parte do tutorial somente prepararemos o terreno, isso é, vamos instalar tudo o que é necessário para consumir os conteúdos do WordPress para nas próximas semanas partir para de fato construir uma aplicação.

Todo o tutorial será feito com base no sistema operacional Linux. Eu estarei usando o Ubuntu, para ser mais especifico, mas não será difícil aplicar em outros sistemas Unix Like.

Antes de tudo, tenha o WordPress instalado, seja em localhost ou ambiente de testes online (não use sites em produção para esse tutorial). Essa instalação precisa estar na versão 4.3 ou maior.

1 – Instalando o plugin

O primeiro passo é instalar o plugin no WordPress. Você pode faze-lo baixando no diretório de temas ou você pode instalar direto pelo painel do WP.

Após baixar e instalar o plugin, vá para o endereço SEU_SITE/wp-json/.

Você deverá ver algo parecido com isso:

Não se assuste, se a resposta do endereço for essa, quer dizer que está tudo ok!

Joey-Tribbiani-Friends-Smile-Point

2 – Instalando o NodeJS e o NPM

Toda essa sessão do tutorial deverá ser executada na maquina que você usa para programar, não precisa ser no servidor (se você estiver usando um ambiente de testes remoto).

Para instalar o Ionic você deverá primeiro instalar o NodeJS e o NPM. Para isso, abra o console do Linux e digite as instruções a seguir:


sudo apt-get update

sudo apt-get install nodejs

sudo apt-get install npm

Com esses dois caras instalados, podemos partir para a instalação do Ionic.

3 – Baixando o Ionic Framework/AngularJS e gerando um novo projeto

O Ionic é um framework para criar aplicações moveis usando o AngularJS. Sendo o AngularJS um framework de JavaScript para trabalhar com MVC. Então podemos dizer o que o Ionic é um framework de um framework, enrolado né? Mas calma, trabalhando com código isso ficará claro!

Para instalarmos o Ionic, volte ao console e digite as seguintes linhas:

sudo npm install -g cordova ionic

Com o Ionic instalado, vamos gerar nosso primeiro projeto!

O Ionic possui três tipos de projetos: O primeiro é o blank, e como o nome já diz, é em branco, e não virá com nenhuma linha de código ou template visual, somente os scripts injetados. O segundo é o tabs e virá com um menu de abas no rodapé do aplicativo. O terceiro e ultimo é o sidemenu e possui um menu de arrastar na lateral esquerda do aplicativo. Você pode ver imagens de exemplos de todos no site oficial do Ionic.

Nesse tutorial vou utilizar o tabs. E para criar um novo projeto com esse template, precisamos primeiro ir até a pasta onde vai ficar o projeto do app com o console. Depois, é só digita o seguinte comando:

ionic start nome-da-pasta tabs

Após instalado, teremos nosso terreno preparado e poderemos começar a construir o aplicativo!

Continua na proxima semana.

5 ideias sobre “Trabalhando com a REST API V2 do WordPress usando Ionic e AngularJS — Parte 1: Preparando o terreno

  1. Paulo Dayvson disse:

    Parabéns pela iniciativa. Aguardando o próximo artigo sobre o assunto.

  2. fabio disse:

    olá, não encontrei o resto do tutorial

  3. roger disse:

    Olá tudo bem? Excelente post. Estou tentando criar uma aplicação para celular que usa o conteudo de meu site. Acontece que tenho que pegar o conteudo de uma pagina onde tem varias imagens com varios posts etc…gostaria de criar um app para cada pagina de meu site, pois são pacientes e cada paciente tem seu tratamento, rotina etc… Poderia fazer isso utilizando esse conceito? Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *