Linus-Torvalds-1

Parabéns (atrasado) ao Linux!

Na ultima Quinta-feira (dia 25/08) foi o aniversário de 25 anos do GNU/Linux. E mesmo que atrasados, nós da Brasa desejamos um feliz aniversário ao OS mais utilizado no mundo!

Pra comemorar, resgatamos o primeiro post do Linus Torvalds (fundador do Linux) anunciando o sistema:

 

Olá a todos que usam minix-

Estou criando um sistema operacional (livre) (apenas como hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones AT 386(486). Estou me preparando desde abril, e está começando a tomar forma. Gostaria de receber qualquer feedback de coisas que as pessoas gostam ou não gostam no minix; como meu SO se assemelha um pouco (algum layout físico no sistema de arquivos devido a razões práticas) além de outras coisas.

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem estar funcionando. Isso implica que eu terei algo em prática em alguns meses, e gostaria de saber que recursos a maioria das pessoas quer. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas eu não prometo implementá-las 🙂

Linux Torvalds torvalds@kruuna.helsinki.fi

PS. Sim – ele está livre de qualquer código minix, e tem um fs de multithread. Ele não é portável (usa chaveamento de tarefas, etc. 386) e provavelmente nunca será compatível com nada além de discos rígidos AT, pois isso é tudo que eu tenho :-).

 

Essa mensagem antiga mostra muito bem como funciona o software livre e como uma simples brincadeira de um recém adulto (Linus tinha 21 anos quando iniciou o Linux em 1991) foi capaz de virar a base de toda uma comunidade global, dos que pensam o software livre como meio de liberdade.

O GNU/Linux nos deu possibilidade de criar o novo sem ficar preso a sistemas operacionais fechados. Graças a eles (GNU e Linux) surgiram todas essas inovações baseadas em software livre, graças a esse sistema, temos o WordPress e tudo mais.

Parabéns Linux!

Uma ideia sobre “Parabéns (atrasado) ao Linux!

  1. Pirate Robert disse:

    Que legal Matheus! Sugiro um filme para toda equipe e para quem nos lê com o intuito de contextualizar o seu post com o que está acontecendo nesse momento no mundo em relação ao que esses maravilhosos Cypherpunks fizeram 🙂
    deepwebthemovie.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *