É muito comum recebermos clientes para dar suporte em sites WordPress onde o cliente não tem acesso como administrador no site mas possuem acesso à hospedagem ou mesmo ao FTP. Com isso é possível criar um novo usuário administrador (ou com qualquer outra Role) no site, diretamente pelo FTP ou pelo cPanel da hospedagem.

Basicamente o que é preciso ser feito é adicionar esse trecho de código abaixo no arquivo functions.php do tema que está ativo no site.

/**
*
* Função para criar usuário administrador no WordPress via FTP
*
* @since 17/04/2018
* @see https://brasa.art.br/como-adicionar-um-usuario-no-wordpress-pelo-ftp/
* @return void
*
*/
function user_by_ftp(){
$user = 'ketchup';
$pass = 'S9XJQjc2*u!D';
$email = 'email@ketchup.com.br';
if ( ! username_exists( $user ) && ! email_exists( $email ) ) {
$user_id = wp_create_user( $user, $pass, $email );
$user = new WP_User( $user_id );
$user->set_role( 'administrator' );
}
}
add_action( 'init','user_by_ftp' );

view raw
user_by_ftp.php
hosted with ❤ by GitHub

Via FTP

Acesse o FTP do site e navegue até a pasta do tema ativo. Faça download do arquivo functions.php e adicione o trecho de código citado acima no final do arquivo. Lembre-se de alterar o nome de usuário, senha e e-mail para os dados do usuário que deseja criar.

Feito isso faça o upload do arquivo functions.php e acesse o site. Feito isso o usuário será criado e então conseguirá acessar o painel administrativo com o usuário que acabou de criar.

Via cPanel

Algumas hospedagens possibilitam a edição dos arquivos sem a necessidade de baixá-los, se esse for o seu caso basta acessar a pasta do tema ativo, abra o arquivo functions.php e adicione o trecho de código citado acima no final. Salve as alterações e acesse o site. Feito isso o usuário será criado e então conseguirá acessar o painel administrativo com o usuário que acabou de criar.

Importante: Assim que conseguir acessar seu painel administrativo com o usuário criado, remova esse trecho de código para evitar qualquer falha de segurança caso alguém tenha acesso ao seu arquivo functions.php.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *