Semana passada tivemos o lançamento oficial do novo site do projeto Observatório Litoral Sustentável do Instituto Polis.
Fundado em 1987, o Instituto Polis é uma Organização Não Governamental de atuação nacional e internacional. Buscam atuar principalmente na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio da Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres).
A Brasa, que também esteve a frente do desenvolvimento do site do próprio Instituto Pólis, foi selecionada em um edital publicado pelo projeto Litoral Sustentável no mês de Novembro do ano passado e desenvolveu o projeto em cerca de 3 meses.
O objetivo do projeto foi o desenvolvimento e a aplicação de uma nova identidade visual para o projeto Litoral Sustentável (também desenvolvido pela Brasa) em sua nova fase entitulada de “Observatório Litoral Sustentável“.
O projeto teve um escopo bem amplo, que consistiu não somente da criação da nova identidade visual, mas também suas diversas aplicações e definições de modelos. O projeto foi dividido entre as seguintes entregas:
- Logotipo para o projeto Observatório do Litoral Sustentável
- Aplicação do logo para cartão de visitas, papel timbrado e impressos
- Modelo de apresentação de slides
- Aplicação da nova identidade visual no Site
- Aplicação da nova identidade nos perfis das principais redes sociais do projeto (Facebook, Twitter e Youtube)
- Manual de aplicação da marca
- Manual de aplicação da marca do Observatório do Litoral Sustentável
Design do novo Logotipo para o projeto Observatório
Havia a necessidade de expressar a nova fase do projeto, no entanto, a preocupação era a de não perder traços de ligação com a antiga identidade, mantendo-se elementos da primeira etapa do projeto e que já estava consolidada com os participantes e comunidade em geral. Buscava-se também explorar melhor a cor amarela, cor esta que não foi muito utilizada no antigo logotipo, como forma de evidenciar essa nova fase.
A identidade visual que criamos teve por objetivo, apresentar a figura humana como fator importante para o desenvolvimento e sucesso dessa segunda fase do projeto. Este que se apresenta como uma evolução ao projeto anterior que consistia de ações que visavam mapear e reconhecer o litoral paulista.
Com isso, a partir de estudos geométricos e referências de logos e estéticas dos anos 50/60, abstraímos tanto a figura humana, como os elementos da paisagem presente no primeiro logotipo do projeto. A participação do Instituto Polis no processo de concepção da Identidade foi de extrema importância para o sucesso do projeto.
O resultado de toda essa pesquisa e interação com o Instituto Polis resultou na simplificação dos elementos que compunham o antigo logotipo e apresenta traços modernos contemplando esta nova fase do projeto.
Aplicação da nova Identidade Visual em todo o site
A definição de nova arquitetura de informação com novos wireframes e novos fluxogramas de navegação foram necessários para que a nova identidade visual fosse absorvida pelo público. A presença dos elementos da nova identidade visual é forte, aplicada em toda a página através de texturas e formas (característica dos trabalhos da Brasa), mantendo-se elementos importântes em destaque gradual. As cores também tem seu espaço como em muitos de nossos trabalhos.
Quer conhecer mais sobre o projeto? Confira abaixo o vídeo institucional ou entre no novo site. Veja também outros trabalhos da Brasa navegando em nosso Portfólio Web.
Já conferiu o novo vídeo do projeto Litoral Sustentável? Dá uma olhada: http://t.co/2yXwsxmwDh http://t.co/vZsExtcZXZ
— Litoral Sustentável (@observalitoral) November 27, 2013