WordCamp STL 2015

Nos dias 14 e 15 de Março, desenvolvedores, designers, blogueiros, usuarios, empreendedores e entusiastas se encontraram para mais um WordCamp na cidade de St. Louis nos Estados Unidos. Eu mais uma vez, não pude perder a oportunidade de participar desse grande evento, onde compartilhar conhecimento e aprender é o objetivo!

No entanto, ao contrário dos anos anteriores, quando participei do WordCamp São Paulo de 2013 como voluntário e WordCamp St. Louis de 2014 (post no wp-brasil aqui), decidi que era a hora de compartilhar um pouco da minha experiência gerenciando projetos WordPress, apresentando “Managing WordPress Projects” que disponibilizo na integra neste post.

Também tive o prazer de ser convidado pelos organizadores da comunidade a fazer parte da equipe de organização do WordCamp St. Louis 2015, repetindo assim a minha participação como organizador de um WordCamp pela segunda vez (fiz parte da organização do WordCamp São Paulo 2014 junto com o Diego e o Everaldo).

Comentarios Gerais

O WordCamp St. Louis 2015 foi de ótimo nível tanto de conhecimento como de colaboração. A organização contou com 12 voluntários que estiveram nas 4 salas reservadas ao evento, apresentando os palestrantes, filmando a apresentação e coordenando a troca de seções. A participação dos voluntários permitiu que os organizadores tivessem tempo para preparar sessões mais complexas como paineis de discussão, e o que chamaram de “hapiness bar” que nada mais é do que uma sala onde os participantes podem ir para encontrar palestrantes e tirar dúvidas sobre o WordPress.

As seções estavam divididas em dois nichos: Desenvolvedores e Usuários. Com duas salas dedicadas à cada tópico, onde foi possível a divisão entre nível básico e intermediário/avançado. O que permitiu uma melhor disperssão e menos movimentação entre salas.

Eu tive a felicidade de palestrar para mais de 50 pessoas em uma sala com capacidade para 30 (obviamente não foi um conforto para quem estava lá) mas isso me fez pensar muito em como as pessoas estavam interessadas em aprender sobre Gerenciamento de Projetos. Acredito que por se tratar de freelancers e startups que muitas vezes não possuem recursos suficientes para ter um Gerente de Projetos dedicado…

Segue minha palestra (em inglês):

Tivemos também a participação de pessoas reconhecidas internacionalmente pela comunidade, como Mika Epstein, Michael Cain, Konstantin Obenland, Nile Flores, Pippin Williamson, entre outros. Eles contribuiram tanto fazendo suas palestras como participando de paineis, hapiness bar e liderando algumas atividades do segundo dia.

 

Acredito que de maneira geral, o WordCamp em St. Louis excedeu minhas expectativas e não digo isso por ter participado da organização, mas tanto por ter a participação de contribuidores reconhecidos, como também por ter dado espaço a atividades de impacto social, como o Kids Camp planejado por mim e pelo Chris Koerner com a ajuda do Eric Juden e executado brilhantemente pelos dois.

Gostaria de dar destaque também ao Hackathon que fizemos no segundo dia do evento que tive a felicidade de poder organizar junto com o Aaron Graham e a Jennifer Swisher. O Hackathon contou com a participação de voluntários do evento que ajudaram adolecentes de Ferguson a finalizar seus projetos em WordPress como parte da conclusão do programa chamado Roy Clay Sr. Tech Workshop. Este tema é tão interessante que se tornará um post no blog dentro de alguns dias…

Obrigado a todos e espero poder ver muito do que vi neste WordCamp em outros pelo mundo!

Publicado em Eventos, WordCamp por Lucas Lima. Marque Link Permanente.

Sobre Lucas Lima

Sou Gerente de Projetos e Portifólio de Tecnologia da Informação, formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. A temática software livre me cativa, acredito profundamente em uma web cada vez mais colaborativa, onde o poder é dado ao usuário, e cada vez menos competitiva e segregada.

Uma ideia sobre “WordCamp STL 2015

  1. […] own organizer and speaker, Lucas Lima, wrote about his experiences as well – in […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *