Projeto Observatório Litoral Sustentável

Semana passada tivemos o lançamento oficial do novo site do projeto Observatório Litoral Sustentável do Instituto Polis.

Fundado em 1987, o Instituto Polis é uma Organização Não Governamental de atuação nacional e internacional. Buscam atuar principalmente na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio da Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres).

observatorio-info

Aviso de Mudança no Site

A Brasa, que também esteve a frente do desenvolvimento do site do próprio Instituto Pólis, foi selecionada em um edital publicado pelo projeto Litoral Sustentável no mês de Novembro do ano passado e desenvolveu o projeto em cerca de 3 meses.

O objetivo do projeto foi o desenvolvimento e a aplicação de uma nova identidade visual para o projeto Litoral Sustentável (também desenvolvido pela Brasa) em sua nova fase entitulada de “Observatório Litoral Sustentável“.

O projeto teve um escopo bem amplo, que consistiu não somente da criação da nova identidade visual, mas também suas diversas aplicações e definições de modelos. O projeto foi dividido entre as seguintes entregas:

  • Logotipo para o projeto Observatório do Litoral Sustentável
  • Aplicação do logo para cartão de visitas, papel timbrado e impressos
  • Modelo de apresentação de slides
  • Aplicação da nova identidade visual no Site
  • Aplicação da nova identidade nos perfis das principais redes sociais do projeto (Facebook, Twitter e Youtube)
  • Manual de aplicação da marca
  • Manual de aplicação da marca do Observatório do Litoral Sustentável

Design do novo Logotipo para o projeto Observatório

Havia a necessidade de expressar a nova fase do projeto, no entanto, a preocupação era a de não perder traços de ligação com a antiga identidade, mantendo-se elementos da primeira etapa do projeto e que já estava consolidada com os participantes e comunidade em geral. Buscava-se também explorar melhor a cor amarela, cor esta que não foi muito utilizada no antigo logotipo, como forma de evidenciar essa nova fase.

logo_antigo

Antigo Logotipo

A identidade visual que criamos teve por objetivo, apresentar a figura humana como fator importante para o desenvolvimento e sucesso dessa segunda fase do projeto. Este que se apresenta como uma evolução ao projeto anterior que consistia de ações que visavam mapear e reconhecer o litoral paulista.

Com isso, a partir de estudos geométricos e referências de logos e estéticas dos anos 50/60, abstraímos tanto a figura humana, como os elementos da paisagem presente no primeiro logotipo do projeto. A participação do Instituto Polis no processo de concepção da Identidade foi de extrema importância para o sucesso do projeto.

O resultado de toda essa pesquisa e interação com o Instituto Polis resultou na simplificação dos elementos que compunham o antigo logotipo e apresenta traços modernos contemplando esta nova fase do projeto.

 

logo-1

Logotipo em Malha Construtiva

((Observatório))-Logo-Color

Logotipo Observatório Litoral Sustentável

((Observatório))-Logo-PB

Logotipo em Preto e Branco

 

Aplicação da nova Identidade Visual em todo o site

A definição de nova arquitetura de informação com novos wireframes e novos fluxogramas de navegação foram necessários para que a nova identidade visual fosse absorvida pelo público. A presença dos elementos da nova identidade visual é forte, aplicada em toda a página através de texturas e formas (característica dos trabalhos da Brasa), mantendo-se elementos importântes em destaque gradual. As cores também tem seu espaço como em muitos de nossos trabalhos.

layouts_home-v2

Novo Layout do Observatório Litoral Sustentável

 

Quer conhecer mais sobre o projeto? Confira abaixo o vídeo institucional ou entre no novo site. Veja também outros trabalhos da Brasa navegando em nosso Portfólio Web.

Publicado em Eventos, Portfólio por Lucas Lima. Marque Link Permanente.

Sobre Lucas Lima

Sou Gerente de Projetos e Portifólio de Tecnologia da Informação, formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. A temática software livre me cativa, acredito profundamente em uma web cada vez mais colaborativa, onde o poder é dado ao usuário, e cada vez menos competitiva e segregada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *