WordCamp Sampa 2012

Brasa no WordCamp Sampa 2014

No final de semana passado (18/10) aconteceu o terceiro WordCamp consecutivo em São Paulo. E nós da Brasa estivemos lá participando da organização, aproveitando as ótimas palestras e conhecendo novas pessoas.

WordCamp é um evento oficial sobre WordPress e é promovido pelas comunidades locais em todo o mundo. Para esse acontecer, a comunidade local precisa ser ativa e promover eventos frequentes de menor tamanho chamados de Meetups. Com isso a Fundação WordPress consegue dimensionar o interesse e potencial da comunidade para desenvolver um WordCamp.

Palestras

O evento contou com 20 palestras distribuídas em dois ambientes. Veja algumas das palestras que mais curtimos.

  • Como escrever para web (André Rosa) – Nessa palestra o autor abordou um pouco do lado jornalístico em escrever e mesclou isso com as facilidades e organização que o WordPress proporciona. Uma ótima palestra para os usuários WordPress que usam a ferramenta como escritores.
  • Um guia prático para planejar seu projeto WordPress (Léo Germani) – Passo a passo básico do desenvolvimento WordPress, Léo orientou sobre a estrutura padrão de templates e como planejar a partir disso e saber identificar (e como solucionar) templastes que não fazem parte dessa hierarquia.
  • Como projetar sites acessíveis usando o WordPress (Raphael Tavares) – O assunto aqui com certeza pegou muitas pessoas de surpresa com a gravidade e falha que existe em relação a criação de sites acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Raphael falou sobre os pequenos números de sites que encontrou pesquisando, que atendam plenamente os requisitos de acessibilidade.

Para ver a lista completa de palestra, clique aqui e confira no site oficial do evento.

Networking

O evento promove naturalmente um ambiente saudável de networking. Algumas empresas vão ao evento exclusivamente em busca de desenvolvedores e parcerias. Nos corredores, coffee breaks e almoço era comum pessoas apresentando outras, trocando cartões e ideias. Afinal o evento organiza e centraliza uma boa fatia de profissionais da área em um único lugar.

Veja algumas fotos:

Fazendo parte da Comunidade e dos WordCamps

Já falamos aqui sobre Comunidade, no próprio WordCamp a palestra do Gustavo Bordoni abordou esse assunto e mesmo com todas essas informações, muitas pessoas não entendem ou tem uma visão distorcida de como ela realmente é.
Um conhecido que eu nem imaginava que estava no WordCamp me abordou espantado dizendo: “Você é da comunidade WordPress,  que legal.”
O que precisamos, tanto como usuários como participantes da Comunidade, é deixar o mais claro possível que absolutamente qualquer pessoa pode fazer parte desse grupo.
O requisito básico é vontade e ação. Existem diversas formas que podem ajudar você a entrar na onda, respondendo dúvidas no fórum, traduzindo core, plugins e temas, organizando Meetups, reportando bugs e muitas outras possibilidades. Veja essa página no Codex Brasil.

Como organização, a Comunidade WP-Brasil possui um canal onde tudo é discutido aberta e publicamente, conheça o Participe.

Encerramento

Ao final do evento, após o encerramento, os participantes são todos convidados ao WordCana, que é um happy hour pós WordCamp para o pessoal confraternizar e trocar mais algumas idéias. No dia seguinte, o domingo foi marcado pelo WP Contrib Day que foi um Meetup com foco em solucionar dúvidas no Fórum.

Uma ideia sobre “Brasa no WordCamp Sampa 2014

  1. […] participação no WordCamp São Paulo 2013 e também entenda mais sobre WordCamps. Veja um post sobre nossa participação em 2014. Recentemente fomos para o 1º WordCamp Salvador, lá pude fazer uma entrevista com seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *