A Brasa na comunidade WordPress

Nossa ação começou antes da Brasa, ainda como Eté Design em 2010. Na época prestávamos serviços para a Ethymos e tinhamos o HackLab como uma referência, temos até hoje bons amigos nas duas empresas. Convidados pelo Leo Germani, que conheço desde o início do CulturaDigital.br, fomos eu e Everaldo para o WordCamp Curitiba 2010, fiz uma palestra para uma comunidade que eu ainda mal conhecia, apresentando o caso do Maracatu.org.br, vejam abaixo:

Agindo na tradução para o pt_BR

No meio da tarde em uma sala da Faculdade uma galera se juntou e através um papo prático que tava rolando lá, fiz meu usuário no wordpress.org e entendi como se fazia a tradução do próprio WordPress para o português brasileiro no translate.wordpress.org. Naquele dia mesmo, com a ajuda da Cátia e do Eduardo Zulian, fiz as primeiras traduções de strings. Desde então tento ajudar constantemente em todos os releases. Esse costume de troca direta de conhecimento anda sumido dos WordCamps pelo Brasil, vamos fazer isso em São Paulo em 2015.

Conhecendo um “automattician”

Lá em Curitiba, o evento de 2010 contou com a presença de José Fontainhas, fundador da comunidade Brasileira e de Portugal que na época ainda trabalhava na Automattic, foi muito importante para mim conviver um pouco com ele: pelo o que ele falou sobre o potencial da comunidade brasileira; sobre ele afirmar que as dezenas de milhões de sites do wordpress.com rodam em uma única instalação; e também no WordCana, porque nos presenteou com um cartãozinho de crédito mágico para despesas 🙂

Convivência com a militância do Software Livre

Quem organizou o evento em Curitiba em 2010 e 2012 foi o Vinicius Massucheto, que nos recebeu em sua casa, uma prática à ser cultivada. Ele é um dos principais líderes da comunidade Brasileira e, ainda hoje, nosso principal guru e amigo. Achei ele dando uma entrevista, coisa rara, falando da realidade da comunidade:

Em 2014 fomos para o WordCamp Belo Horizonte e pudemos conviver com o Rodrigo Primo, desenvolvedor do HackLab que têm sido um exímio palestrante dos últimos WordCamps. Ele abriu nossos horizontes sobre como poderia ser o futuro de nosso negócio e de nossa ação na comunidade.

Agindo no Fórum Brasileiro e no participe.wp-brasil.org

O Everaldo e o Matheus mantém uma cultura de responder perguntas no Fórum Oficial e fazem parte da equipe de Moderadores, eu fico mais ativamente no canal de Participação de nossa comunidade, um dos resultados concretos dessa interação é uma apresentação de 2014 das ações.

Fomentando e Organizando WordCamps

Fiz parte da organização do WordCamp Cutiritiba 2012 ainda sozinho e desde então convenci facilmente a todos da equipe a participarmos da organização do WordCamp São Paulo: em 2012 (organizado pela Cátia Kitahara); em 2013 (organizado pelo Vinicius Massuchetto); em 2014 (organizado pelo Claudio Sanches).

Veja esse post sobre nossa participação no WordCamp São Paulo 2013 e também entenda mais sobre WordCamps. Veja um post sobre nossa participação em 2014. Recentemente fomos para o 1º WordCamp Salvador, lá pude fazer uma entrevista com seu organizador, Leo Baiano, um outro grande líder que fala sobre como é possível criar uma comunidade WordPress e um WordCamp em qualquer lugar, veja nesse post.

Visual do Tema da Comunidade WordPress-BR

Na época do WordCamp São Paulo 2013, conseguimos fazer uma coisa que estávamos nos propondo a fazer faz muito tempo, assim, fizemos eu e o Everaldo, o visual do novo tema da Comunidade WordPress-BR. Vejam abaixo:

Layout2013-WP-Brasil-brasa-v02

Ele foi programado de um dia para o outro com uma equipe voluntária formada principalmente pelo Vinicius, Claudio e Rafael Funchal. Se quiser colaborar com esse projeto, participe do desenvolvimento dele pelo repositório da comunidade no GitHub.

Colaborando com o blog do wp-brasil.org

Também buscamos participar ativamente com publicações no site principal da comunidade, principalmente nosso mais novo integrante, Lucas Lima, mas eu também. Sempre buscando trazer novidades e compilações sobre eventos, discussões e informação aos que seguem e visitam o blog.

A Brasa na Gringa

A Brasa também tem representação nos EUA através do Lucas. Ele fez parte ativa da comunidade brasileira no ano de 2013 e em 2014 se mudou para St. Louis (Missouri), onde já se coloca a disposição para ajudar com a comunidade local e inclusive está na organização do Wordcamp St. Louis 2015.

2015 está só começando e nossa ação na comunidade só vai ampliar e se organizar cada vez mais! Até breve!

3 ideias sobre “A Brasa na comunidade WordPress

  1. Eduardo disse:

    Boa Brasa! Contem com a gente! 🙂

  2. […] Se você ainda não sabe o que são WordCamps, vale uma pequena nota. Eles são conferências oficiais com foco em WordPress que acontecem em todo mundo, no brasil acontecem desde 2009, saiba como organizar um em sua cidade aqui. Um WordCamp é o principal evento motor das comunidades locais, mas a comunidade brasileira é feita de muitas ações e a comunidade em geral é mais ampla ainda, abrigando, as empresas especializadas, fundações, freelancers e usuários. Nossa ação na comunidade é bem ampla e profunda, escrevi esse post aqui sobre isso. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *