2 Anos de Brasa

2 anos da Brasa

Feliz aniversário São Paulo. Feliz aniversário Brasa! Hoje (25/01/2015) faz 2 anos que, eu, meu irmão, e mais dois amigos/parceiros de trabalho fundamos a empresa, esse nome foi o resultado de uma longa pesquisa de mercado, de sonoridades, de testes A-B com algumas pessoas próximas. Todos os esforços eram para chegarmos em um nome realmente forte e que nos representasse.

2013 – O início da construção

O dia da publicação da Pessoa Jurídica foi no final de 2012, mas ainda estávamos terminando os trabalhos de clientes da extinta Eté Design, assim, focamos em terminar as coisas e começar o ano seguinte centrados na nova marca e em novas idéias. Assim, em 25 de Janeiro de 2013 , fizemos um graffiti que está lá em uma banca pertinho da Santa Casa até hoje, presenteando a cidade. O resultado foi nossa Identidade Visual que está no site, e o vídeo institucional.

brincando com brasa

Um dos layouts de brainstorms visuais que fizemos antes do Graffiti

Com o site pronto, cartões de visita e uma apresentação de nosso WordPress Design, o comercial iniciou suas vendas e em Fevereiro de 2013 fechamos o primeiro contrato. A equipe naquele momento eram eu, Everaldo Matias (Eve14)Gui Bressane, meu irmão e Eduardo Palazzo. Já tínhamos clareza que o foco seria WordPress mas ainda precisávamos ajustar o Modelo de Negócios. Meu irmão, Daniel Rojas, era nosso principal consultor administrativo e nos deu a base para a construção de uma estrutura empresarial. O Edu se afastou da Brasa logo no começo para se dedicar a sua carreira como designer no Grupo Fasano, onde todos nós trabalhamos por 2 anos.

Primeiro layout que chegamos para a versão  atual de nosso site

Primeiro layout que chegamos para a versão atual de nosso site

Depois de buscarmos fórmulas para empresas focadas em WP acabamos percebendo que só existem exemplos, as fórmulas ainda precisam ser criadas. Dessa busca, saiu essa apresentação aqui, e depois de algum tempo, a clareza de como faríamos o nosso negócio. A pesquisa acabou virando uma palestra minha no WordCamp São Paulo de 2013.

Se você ainda não sabe o que são WordCamps, vale uma pequena nota. Eles são conferências oficiais com foco em WordPress que acontecem em todo mundo, no brasil acontecem desde 2009, saiba como organizar um em sua cidade aqui. Um WordCamp é o principal evento motor das comunidades locais, mas a comunidade brasileira é feita de muitas ações e a comunidade em geral é mais ampla ainda, abrigando, as empresas especializadas, fundações, freelancers e usuários. Nossa ação na comunidade é bem ampla e profunda, escrevi esse post aqui sobre isso.

IMG_8631

As camisetas dos 3 WordCamps que ajudamos a organizar

 

2014 – Mudando e ampliando

Nossas ações na comunidade e essa palestra resultaram em um convite para eu participar do InterConWP do Imasters representando a comunidade brasileira de WordPress e a Brasa. Ainda não foram lançados os vídeos na integra mas dá para conferir um pouco das falas nesse vídeo aqui, vejam a foto do troféu “inédito” que ganhei 🙂

O troféu que ganhei por palestrar :)

O troféu que ganhei por palestrar…

O ano foi o das mudanças estruturais. Com a definição de nosso plano de negócios, fizemos as migrações de todos os projetos que hospedávamos para uma única Nuvem nossa, feita sobre medida, assim, passamos a oferecer o serviço de hospedagem especializada em WordPress e estamos melhorando cada vez mais nossa interface de Suporte aos clientes. Fizemos as padronizações em nosso código e em nosso desenvolvimento. Passamos a usar plenamente o Git como controlador de versões e agora nada se perde em nosso GitHub. Crescemos muito enquanto equipe e nos entendemos hoje como uma StartUp, que agora precisa produtificar seu serviço e entrar pra valer no mercado.

Tivemos uma passagem rápida de um especialista de AdWords, Cristiano Lima, que nos ajudou a organizar e implementar nossas campanhas de links patrocinados, muito obrigado por tudo Cris! Apesar do Gui se afastar para se dedicar a vida circense e o do Jony Schulz ter saído, 3 reforços de grande competência vieram em 2014.

Matheus, Lucas e Willow, novos na equipe

Matheus, Lucas e Willow, novos na equipe

O primeiro, Matheus Gimenez, nosso menino prodígio do Desenvolvimento, apareceu depois de fazermos uma chamada pelo oportunidades.wp-brasil.org, o motivo do interesse dele na gente? Nossa ação na comunidade e nosso portifólio.

O segundo, Lucas Lima, nosso especialista em gerenciamento de projetos, formado pela USP, está entrando como sócio e colocando a visão administrativa e estratégica da empresa nos trilhos corretos para o crescimento nos próximos anos.

O terceiro, Bruno Magrini ou Willow, nosso desenvolvedor “professor pardal” também formado pela USP, está entrando como Gerente de Projetos e concebendo em parceria, novos negócios.

2015 – Rumo ao terceiro ano

E agora começamos nosso terceiro ano com vontade e força total para nos estabilizarmos no mercado nacional de WordPress. Nos próximos meses passaremos a buscar aceleradoras de StartUps para fazermos parte e colocarmos tudo o que criamos para ser avaliado e melhorado.

Nossa meta este ano é consolidar nossa nuvem de hospedagem com o maior número de clientes, buscando a excelência no suporte e performance. Existe um grande mercado para sites de pequeno e médio porte que não encontram soluções de hospedagem seguras e satisfatórias para seus projetos em WP.

mapa-wp-no-brasil

Mapa da comunidade brasileira que ajudamos a elaborar

Esse ano nossa ação na Comunidade WordPress vai ser coordenada, cada um da equipe estará em uma frente. Ampliaremos nossa ação para ajudar a comunidade global com questões no make.wordpress.org e também publicaremos Plugins e Temas nos repositórios oficiais.

Queremos fomentar mais a cultura de contribuição ao WordPress por parte de empresas brasileiras, teremos um projeto específico para isso em parceria, em breve novidades. Feliz ano novo Brasa!

5 ideias sobre “2 anos da Brasa

  1. […] aos 2 anos da Brasa, vamos a vídeo que deu start nessa história e mostra bem o nosso DNA. Veja esse post onde falamos da trajetória desses […]

  2. Eduardo disse:

    Muito bom, Parabéns BRASA!!!

    Sucesso.

  3. miguel hailer disse:

    Show mans! Sucesso para vocês…abs.

  4. Eaxdesign disse:

    2 anos de Brasa! Muitas evoluções e parcerias, só tem a crescer.
    Abraços e sucesso a todos!

  5. Sheila Maiorali disse:

    Meninos, parabéns pelos 02 anos de Brasa!Muito sucesso para vocês!!! Abraços a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *